top of page
  • Pri Cavalcante

Chapéus | Hats


Minha história com chapéus começou desde bebê e essa paixão foi introduzida na minha vida através da minha mãe. Ela me conta que trocava as cores das fitas do chapéu para combinar com as roupas.

Confesso que eu já tive vergonha de usar chapéu, até porque não são muitas as pessoas que usam, muito menos mulheres, pelo menos não é comum na minha região então você meio que se torna atração de jovens e adultos. Eu me senti estranha algumas vezes, mas, de tanto usar, tornou-se algo natural. Já tive inúmeros modelos, todos simples e comprados em pequenas lojas na cidade, depois vieram os presentes, descobriram que chapéus era uma fácil maneira de me agradar, oba, e assim fui adquirindo alguns durante esses 25 anos. Atualmente elegi dois "cloche" como meus queridinhos...

Existem muitos modelos lindos, e separei alguns logo de início para te apresentar:

Chapéu cowboy ou Western

“Copa alta, um pouco alongada e abas grandes que, geralmente, são viradas para cima nas laterais.”

Chapéu urbano ou Fedora

“O chapéu urbano ou Fedora tem as abas médias e a copa se caracteriza pelo formato mais alongado e com uma depressão no topo.”

Chapéu Coco

“O chapéu coco, também conhecido como Derbie, é confeccionado em feltro, tem copa bem redonda e abas também redondas, bem curtas e curvadas para cima. É um modelo tipicamente masculino.”

Chapéu Cloche

“Em francês, o termo cloche significa sino e é exatamente esse o formato do modelo tipicamente feminino, que é marca registrada da moda dos anos 20. Ele permanece atual ainda hoje. Sua característica marcante é a copa ajustada à cabeça com abas redondas e curtas que podem ser viradas para cima.”

Chapéu Panamá

“Famoso como um símbolo da América do Sul e Caribe, esse modelo é na verdade originário do Equador. Costuma ter abas largas, redondas e a copa redonda com uma depressão no topo e duas depressões nas laterais, onde se pega o chapéu.”

Chapéu floppy

“Os chapéus estilo floppy são aqueles, em geral, com grandes abas curvadas. São confeccionados de materiais variados. Possuem variações de abas bastante grandes ou pequenas e discretas.” (cpt.com.br)

Chapéu Pork Pie

“O chapéu do dia é Pork Pie. O nome curioso deste modelo (“torta de carne de porco”) surgiu a partir das característica principais do chapéu: vinco na copa e aba bem curta, semelhante a um prato de torta.

O início de seu uso foi nos anos 1830 por mulheres inglesas e americanas durante a Guerra Civil Americana. Ele possuía a copa redonda com coroa plana com uma borda estreita. Geralmente, era acompanhado com uma fita ou uma pequena pena ou duas presas a um arco de um lado do chapéu.” (vintageblog.com)

Casquetes, Voillete e Fascinators

Advinhem que tipos de "chapéus" são esses? Isso mesmo. Esses modelinhos que vemos

a realeza desfilar por aí (ou algumas noivas) ganham esses nomes tão diferentes quanto cada modelo. Eu, particularmente, gostaria de poder usar alguns...e você, toparia?

Casquete: Com origem militar nos anos 40, a casquete confunde e muito a cabeça das meninas. É aquele pequeno chapéu sem abas, redondo ou oval, estruturado e geralmente usado na lateral da cabeça. É mais comumente usado a noite e somente como adorno, pois não tem uma função como o voilette.

Voilette: Comum nas décadas de 1910 a 1940, a voilette era usada como proteção contra poeira e sol. É, basicamente, aquele véu que cobre o rosto, parte dele ou apenas um detalhe de véu envolvendo uma pequena parte da cabeça. O véu sempre aparece em conjunto com um chapéu, ou qualquer outro acessório de cabeça, até mesmo fixada apenas no penteado.

Fascinator: Fascinator? O que é isso? Tecnicamente, o fascinator é apenas um adorno de cabelo feito de plumas, penas e pedrarias. É comumente confundido com o casquete, mas a diferença está justamente no material. Pode ser usado de noite e de dia e seu tamanho varia de acordo com o gosto da noiva.

Muitas garotas às vezes relatam o desejo de usar um chapéu, mas se deixam ou levar pela timidez ou pela falta de inspiração na hora de compor um look.

A timidez você precisa lutar contra ela, não se limite a ser como todo mundo, mas, quanto à inspiração, prepare-se...vamos te dar vários exemplos de looks básicos pra você arrasar por aí.

VESTIDOS

SAIAS

Para quem gostaria de comprar chapéus aqui no Brasil, há algum tempo tenho acompanhado a loja "Chapéu e estilo". Agora há pouco, descobri também a "Chapelaria Vintage". Ambas tem modelos maravilhosos, e o melhor, promoção sempre!!!! Portanto aproveitem (meninos e meninas), eu já estou fazendo minha listinha de próximos modelos ;)

P.S.: as fotos são meramente ilustrativas, portanto, não estão totalmente de acordo com o nosso vestuário.

45 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page